Como fazer papel machê (passo a passo)


0

Fazer papel machê com crianças com ingredientes totalmente naturais. Você pode usá-lo para criar todos os tipos de projetos fofos para crianças e adolescentes.

bola de papel machê

O papel machê não o leva de volta à sua infância? Lembro-me de longas tardes de verão, quando minha mãe e eu ficávamos com as mãos sujas e moles fazendo nossa própria massa de papel machê do zero!

amassar papel machê

Apenas fazer a massa – nós chamamos o papel grumoso e o nome pegou – foi super divertido, mas por que parar por aí? Você pode fazer uma tonelada de itens de artesanato com ele, como pequenas tigelas de bugigangas, enfeites e até alfabetos de papel machê.

artesanato de papel machê

Assista ao tutorial completo: Como fazer papel machê

Em

Suprimentos e ferramentas que você precisa para papel machê

Aqui está uma lista de suprimentos e ferramentas que você precisa para fazer sua massa de papel machê:

  • 1/2 rolo de papel higiênico
  • Gaze
  • 1/2 copo de água
  • 1/2 copo de farinha de trigo
  • Colher
  • Liquidificador
  • 2 x tigelas

material de artesanato

Como fazer papel machê

Você definitivamente deveria considerar colocar bastante – e quero dizer bastante— de toalhas de papel ou jornais ao seu redor enquanto você trabalha neste projeto de bricolage. Vai ser confuso desde o início.

Passo 1

Se você colocou jornais sobre sua superfície de trabalho, pode ir direto à parte divertida e terapêutica deste projeto: triturar papel!

Vá em frente e comece a rasgar o papel em pedaços menores antes de colocá-los em uma tigela.

rasgando papel higiênico

Você pode definitivamente usar jornais, também. Apenas lembre-se de rasgar o jornal em pedaços bem pequenos, pois a massa ficará mais grossa e mais dura se você não o fizer.

cortar jornal na tigela

Passo 2

Enquanto você está rasgando o papel, coloque uma chaleira no fogo. Não é apenas para fazer uma xícara de chá, embora você definitivamente deveria. Você vai derramar água fervente sobre o papel picado e deixá-lo descansar por algumas horas.

derramando água fervente

A água quente ajuda a quebrar a celulose, e seu papel ficará macio e macio. Não pule esta etapa, no entanto. Quando você deixar o papel na água fervente, sua massa ficará mais flexível.

Além disso, se você usar jornal, terá que deixá-lo descansar na água durante a noite. O jornal é muito mais grosso e precisa de mais tempo para amolecer e para que a celulose se desfaça.

papel e água na tigela

etapa 3

Em seguida, quando você tiver certeza de que seu papel ficou na água por tempo suficiente, pegue um liquidificador e amasse tudo em polpa. Você vai adorar os sons de squelching que ouvirá ou não.

Mim? Eu dou um chute nisso!

mistura de papel de mistura

Pare de despolpar o papel quando ficar assim.

segurando a mistura de papel

Passo 4

É hora de coar sua polpa e drenar toda essa água. Coloque uma gaze sobre uma tigela grande e despeje cuidadosamente a polpa de papel no pano.

pano de prato na tigela

Junte as pontas e esprema o excesso de água da polpa na tigela abaixo. Se você acha que espremeu o suficiente, faça de novo, só para ter mais certeza!

mistura de papel em gaze

espremer a água

Etapa 5

Quando você tira a polpa da gaze, ela deve ficar assim. Parta a polpa em pedacinhos e coloque-os numa tigela.

segurando papel machê

Se eu não soubesse melhor, diria que se parece muito com ricota ou queijo cottage.

pedaços de papel na tigela

Etapa 6

Agora, você vai preparar a pasta de ligação para transformar essa polpa em sua massa de papel machê. Pegue outra tigela e adicione sua farinha branca a ela. Você pode facilmente usar amido de milho, que será tão eficaz, se não mais.

segurando o copo

Mexa a água – não toda de uma vez, mas em partes para que a farinha não fique grumosa. Sua pasta deve ser lisa e pegajosa, mas não líquida. Você precisará cozinhar esta pasta, por assim dizer. Coloque o conteúdo em uma panela com o fogo baixo.

mistura de farinha na tigela

A mistura precisa ser aquecida por cerca de cinco minutos, ou até que a água evapore e você tenha uma pasta grossa e cremosa. Você tem que ficar mexendo a pasta constantemente, ou ela vai queimar.

Alternativamente, você pode colocá-lo em um microondas. Aqueça a pasta por 15-20 segundos, retire-a, mexa vigorosamente e depois volte para lá para outra rodada. Repita isso algumas vezes até a pasta engrossar.

colher de mistura de farinha

Etapa 7

Colher a pasta na polpa.

adicionando farinha à mistura de papel

Esta parte é a minha favorita absoluta: rolar e amassar a massa. Mas primeiro, arregace as mangas; vai ficar bagunçado.

mistura de papel e farinha

Se a massa estiver molhada, polvilhe um pouco de farinha e continue rolando. Se estiver muito seco, apenas algumas gotas de água devem ajudar a amolecê-lo. As crianças, em particular, vão adorar esta parte da atividade!

segurando uma bola de papel machê

segurando papel machê

Quando estiver tudo pronto, sua massa de papel machê ficará assim – boa o suficiente para comer e ainda melhor para começar a fazer seus itens de artesanato de papel machê.

bola de papel machê

O que posso fazer com papel machê?

Não há absolutamente nenhum limite para o que você pode fazer com papel machê. Apenas fazer a massa pode ser uma ótima atividade, mas quando você tiver a massa pronta, poderá fazer uma tonelada de coisas.

Se você tiver um molde de chocolate ou doce, basta pressionar a massa e achatá-la. Quando estiver seco, você pode retirá-lo, pintá-lo e usá-lo como enfeites e enfeites.

colocando papel machê no molde

Se você quiser tornar o tempo de aula mais divertido e criativo para seus pequenos, faça um conjunto de alfabetos de papel machê e use-os para ensinar às crianças o ABC.

letra A com papel machê

Você também pode fazer bandejas de bugigangas, tigelas e pratos pequenos e usá-los para guardar bugigangas! Apenas cubra a parte externa de uma tigela de plástico ou vidro com filme transparente ou filme plástico, espalhe uma gota de óleo ao redor, vire-o e cole a massa de papel machê ao redor, apenas assim.

fazendo forma de tigela

pressionando sementes em papel

Você pode usar o secador de cabelo para secar o papel machê?

Sim, você pode usar um secador de cabelo para secar seu papel machê. No entanto, você deve diminuir o calor para baixo, ou seu mache vai queimar. Lembre-se, o papel machê é bastante inflamável! Além disso, usar um secador de cabelo também pode não secar o papel machê uniformemente.

As peças menores secam mais rápido, enquanto as maiores definitivamente demoram mais. Apenas deixe o que você acabar fazendo secar ao ar por pelo menos 2-3 dias – mais se o item em questão for mais espesso. Depois de seco, você pode ir em frente e pintá-lo.

Aqui vai uma dica: se você quiser que seu papel machê dure mais, adicione uma colher de chá de sal à massa antes de começar a amassar. Você também pode guardar a massa na geladeira por até uma semana!

formas de papel machê

Outros artesanatos que você pode querer fazer

artesanato de papel machê

Tempo de preparação
10 minutos

Horário ativo
20 minutos

Tempo adicional
2 horas

Tempo total
2 horas 30 minutos

Dificuldade
Fácil

Custo estimado
$ 1

Materiais

  • 1/2 rolo de papel higiênico

  • Gaze

  • 1/2 copo de água

  • 1/2 copo de farinha de trigo

  • Colher

  • Liquidificador

  • 2 x tigelas

Instruções

  1. Reúna todos os materiais listados para começar.
  2. Primeiro, coloque muitas toalhas de papel sobre a superfície de trabalho para controlar sujeiras e derramamentos.
  3. Agora, rasgue o papel ou jornal em pedacinhos e coloque-os em uma tigela grande. Você também pode usar uma tesoura. O jornal é mais grosso e, portanto, rasgue-o em pedaços muito menores.
  4. Em seguida, despeje água fervente sobre o papel e deixe descansar por pelo menos 2 horas (durante a noite, se você usou jornal). A água quente quebrará a celulose e transformará o papel em uma polpa maleável.
  5. Escorra a polpa em uma gaze e esprema o excesso de água. Esprema até ter certeza de que conseguiu tirar toda a umidade da polpa.
  6. Retire a polpa da gaze e parta-a em pedacinhos e coloque tudo em uma tigela.
  7. Para fazer a pasta de farinha, adicione farinha (ou amido de milho) a outra tigela e misture um pouco de água. Em seguida, coloque esta pasta em fogo baixo e mexa continuamente enquanto ‘cozinha’ por 4-5 minutos. Quando o excesso de água evaporar, sua pasta deve ficar lisa e pegajosa.
  8. Alternativamente, coloque a pasta no micro-ondas por 15 a 20 segundos, retire, mexa e coloque de volta para outra rodada. Repita isso 4-5 vezes e você terá sua pasta.
  9. Despeje a pasta na polpa e amasse-os em uma massa flexível. Você pode guardar essa massa por até uma semana na geladeira.
  10. Vá em frente e faça uma tonelada de itens de artesanato de papel machê com sua massa. Depois de deixar tudo secar ao ar por alguns dias, está tudo pronto!

Like it? Share with your friends!

0
admin

0 Comments

E-posta hesabınız yayımlanmayacak.

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format